Emblemanalise - Viela 17 - O Negociador

Salve Pessoal, Continuando nosso Quadro “Emblemanalise “, onde estudamos as formas e as maneiras em que uma determinada música foi escrita e cantada , continuamos no projeto 20 de 40 do  Viela 17  dessa vez com uma nova faixa, a “O Negociador” queremos ressaltar que para ouvir a faixa , vocês deverão enviar um e mail para viela17producoes@gmail.com e rapidinho a assessoria deles entra em contato com vocês enviando a faixa, porque não podemos liberar o material do disco do grupo. Ok?
Vamos ao que interessa...
“O Negociador” Faixa de 3:51 s



Refrão:  o som começa tipo com uma anunciação com instrumento de sopro (cujo teclado ou programa em que o beat foi produzido imita)   bem grave, só que ai está a grande jogada do produtor  DJ Raffa Santoro , quando entra o ritmo, ele vai cortando o instrumento de sopro em alguns momentos no início do verso , fazendo as palavras ficarem bem mais nítidas, demonstrando talento e criatividade , recurso é a palavra mais adequada!!
Voltando ao refrão cantando bem afinado pelo Thiago Jamelão e terminando as frases conforme o Beat vai caindo de  forma seca e enxuta, coisa que ouvimos pouco no Rap nacional . Logo em seguida   entra o bumbo e a caixa com o BPM constante que é visto na maioria dos sons do projeto Estilo Old School bem anos 90.
Beat ; Nota do Beat : 9




Primeiro verso: escrito com provocações e incentivo como se fossem perguntas e respostas, essa é uma métrica que ainda não tinha visto o Japão fazer e não me recordo de ter visto alguém fazer com esse intuito , no caso nessa temática (tudo pronto, Time Monstro )  
É importante ressaltar que cada música tem uma história e nem sempre é mais importante você inventar ou enfeitar e não falar nada, ( O que não é o caso) muitas pessoas apenas querem rimar bonito e acabam se perdendo no assunto,  o Japão da uma aula de como unir o útil ao agradável , esse primeiro verso dá um ponta pé no assunto negociador, “Não tem acordo com o sistema “, “o Líder nunca Vacila”
 Depois que o Beat vai evoluindo, o Japa também dá uma mudada acompanhando a percussão e mudando de flow sem deixar a peteca cair, na verdade como este é o primeiro verso, ele joga a peteca.  Logo após vem um verso um pouco reduzido, como se fosse uma Ponte mandando uma idéia como se estivesse Negociando. E isso pode ser ouvido pela voz viva  do Thiago Jamelão antes do refrão novamente na mesma pegada.

Obs :eu considerei uma ponte  o verso do Thiago mas outras pessoas podem discordar, estamos abertos a discussão . por isso não tratei como segundo verso ou verso isolado.
Primeiro Verso : Nota : 9,3
Grau de Dificuldade ;Nota: 10 (o primeiro verso é o mais difícil e como ele foi bem escrito, a pessoa ouve a música até o final)

Segundo Verso : parecido com a “embolada “ um pouco mais moderna ,  o Diogo Loko vai jogando as palavras com “marra”  rimando com amor, sofredor, mudou , calar, ar,zumbá . mas a grande sacada desse verso ta no que ele fala antes dessas palavras , as frases são sutilmente montadas para acasalar bem com as palavras sublinhadas ditas acima .
Só que Diogo tem um estilo próprio que é facilmente percebido, na mesma evolução do Beat que o Japa muda acompanhando a percussão no primeiro verso, o Diogo opta por continuar mais pausadamente pra depois colocar uma frase da musica de GOG ( a carne mais barata é a negra) Carta a Mãe África, Chamando assim para voltar ao estilo rápido de flow mas ele segura um pouco...fica tipo provocando (ô Louco)  E resolve  alternar rápido, lento e médio .Depois quando o Beat cai ele nos traz uma magnifica surpresa  , Ele rima bem lento com o tom de voz mais  baixo  , “Verme é embaixo do pé “ com eco, sinceramente o Diogo  "assassinou o Beat". Sem palavras pra o talento e o conhecimento de rap que foi empregado para a construção desse verso.
Segundo Verso ; Nota :10
Grau de Dificuldade; Nota : 9

Segundo Refrão  ; vem modificado com relação ao primeiro pois tem uma ponte depois para intercalar uma subida que o Beat dá ,NOTA* :  existem duas formas de se trabalhar isto, uma seria a colagem do Beat, para ´já iniciar o verso, e  outra seria essa que foi feita, a escrita de uma ponte . não que eles seguiram minha dica, são grandes compositores, estamos apenas desmembrando este quebra cabeça.

Terceiro Verso : Diogo tava  inspirado nesse lindo projeto do Viela 17 ,  mandando dessa vez um estilo de rima rápido sem parar até o Beat se encerrar , que foi inflamado com o refrão que foi aumentado para suportar esse próximo verso ( eu acho )
Com poucos complementos de segunda voz , destaque pra quando muda a rima de final” OR” pra “AR”
Terceiro Verso ; Nota : 9,5
Grau de Dificuldade ; Nota :  8

Faixa louca! Muito boa de se escutar , parabéns viela 17 . 




Mini Dicionário de Rap
Considere as seguintes palavras :
Beat  = Base (em algumas regiões)
Verso = Estrofe 16* 24* barras
Flow = Levada = Jeito de cantar

texto escrito por : Sinal
#souemblema twitter: @sinalrap , @souemblema
Apoio : Assessoria Viela 17 Daniela Mara Santos
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to " Emblemanalise - Viela 17 - O Negociador "

Postar um comentário

Comente com o Facebook:

Total de visualizações

Seguidores